Citações...


"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados."

Guia da Raça


CLUBE DO TECKEL
Basset Dachshund, Doxie, Wienerdog, Teckel
SOBRE A RAÇA
#clubedoteckel #dachshundbrasil #teckel #dachshund



O Teckel, ou Dachshund é um típico caçador de toca. Dotado de um olfato finíssimo, que lhe permite seguir a mais tênue das pistas, o Dachshund costuma alcançar a toca e penetrar arrojadamente nela, atacando o adversário que se escondeu.


O Dachshund é também um bom sabujo, capaz de atacar animais de caça grossa, aos quais, muitas vezes, consegue entreter até a chegada do caçador, o que é difícil de crer dado as suas dimensões, mas como ocorre muitas vezes, também com os cachorros, as aparências enganam. É considerado em todo o mundo um excelente cão de companhia, inteligente, companheiro e muito afetuoso. Na Alemanha, e também na Inglaterra, no entanto, ainda hoje é utilizado para caçar animais de toca.


Dotado de características psíquicas e tipo físico bastante distintos, como por exemplo seu típico corpo alongado e pernas bastante curtas, a cinofilia reservou um grupo canino especificamente para esta raça.

O Dachshund é um cachorro curto de membros, alongado, de aspecto vigoroso e sólida musculatura. Apresenta uma posição ativa da cabeça e expressão sempre inteligente. Apesar da desproporção entre o corpo longo, e o seus membros curtos, o Dachshund não parece carente de graça, pesado ou de movimentos limitados. Os olhos da raça apresentam tamanho médio, de cor escura, formato ovalado, situados lateralmente, com expressão vivaz, energética e bondosa, sem olhar fixo. Sua mordedura deve ser em pinça ou tesoura.



Existem 3 tipos de pelagem a saber para a raça: pelo curto, pelo duro e pelo longo. De porte pequeno, os tamanhos permitidos para a raça Dachshund também são 3: tamanho normal (até 9 kg); Anão (com circunferência torácica máxima de 35 cm aos 15 meses), e Kaninchen (com circunferência torácica máxima de 30 cm aos 15 meses).


O Teckel é uma raça de cão “diferente”. É uma raça que possui uma grande diversidade de pelagens, de cores e de características, variedades todas essas que lhe permitiram monopolizarem um grupo por si mesmo.



Os cães Teckel são cães de caça. Os primeiros registos desta raça encontramos na Idade Média. Dentro das diferentes variedades de Teckel, o de pêlo curto é o mais antigo da sua descendência e vem originalmente do cruzamento das raças Bruno de Jura, Pinscher e Terriers Alemães.



A utilização da palavra Teckel na sua denominação provém da palavra “Dackel” (“dachs” é “pincel” em Alemão). Também existe outro nome para este tipo de animal: “Dachshund”.



No século XVII começa a aparecer uma variedade de pêlo largo, criada sem dúvida alguma de um cruzamento da raça Epagneull Alemão e um Spaniel Inglês. E não foi até meados do século XIX que os Teckels de pêlo duro fizeram a sua aparição, devido a cruzamentos entre a raça Schnauzer, Dandie Dinmont Terrier e inclusive entre a raça Scottish.




A morfologia desta raça de cães é muito característica. São cães com membros curtos, corpo comprido mas compacto e muito musculoso. A sua aparência pode chegar a enganar, mas são cães muito vivaços e ágeis. Possuem uma cabeça alargada, que se vai esticando de uma forma regular até chegar ao focinho. As sobrancelhas são robustas e a cartilagem do focinho e do nariz é larga. Os seus olhos são de tamanho médio, ovais e com uma distância razoável. E possuem uma expressão viva e amistosa, o que nos dá ideia do carácter da raça.



Na França, os Teckels são sobretudo apreciados como cães de companhia, enquanto na Alemanha e na Grã-Bretanha eles mantiveram sua vocação de caçadores apaixonados, de faro sutil, muito corajosos, perseverantes e robustos. Nesses países eles caçam a raposa, a lontra e o texugo (a expressão alemã Dachshund significa justamente "cão de texugo"). Cães de escavação por excelência, eles são ainda bons cães de pista de sangue. São particularmente vocacionados à procura de animais feridos. 


O Teckel é um cão intuitivo, que obedecerá bem se for adestrado com inteligência e rigor, pois tem gênio forte. O mais afetuoso dos Teckels é o Pelo Longo; o mais temperamental é o Pelo Curto, o mais esportivo deles é o de Pelo Duro. Afetuosos, possessivos e inteligentes, os Teckels têm tendência a ganhar peso quando vivem em apartamento. Regime e exercício são portanto indispensáveis. Por volta dos 5 anos de idade, alguns Teckels são atingidos por paralisia dos membros posteriores, em decorrência de uma hérnia de disco, que exige terapêutica complexa. 



Ao mesmo tempo longilíneo e compacto, o Teckel possui pescoço longo e seco, encimado pela cabeça fina, que vai se estreitando na direção da trufa. O focinho é longo, suficientemente largo e forte, a trufa bem desenvolvida. O stop é pouco aparente. Os olhos, avais e vivos, que vão do marrom-enegrecido, têm olhar amigável e não penetrante. A orelhas, bem longas, chatas e extremamente móveis, são implantadas para o alto e não demasiadamente para frente, com a borda anterior colada à face do animal. A caixa toráxica é oval, o torso é reto, sólido e bem musculoso. Os quadris, também bem musculosos, e a garupa, larga e ligeiramente inclinada, são suficientemente longos. Os anteriores, musculosos e secos, são retos quando vistos de frente; as patas são voltadas para a frente. O ombro e o braço, que formam um ângulo reto, são do mesmo comprimento. O antebraço é curto; a articulação do carpo é espessa e o metacarpo, robusto. Os dedos são bem apertados, bem arcados, munidos de almofadas sólidas, resistentes e bem cheias. As unhas são curtas e fortes e o quinto dedo (o ergot) não tem nenhuma função, mas não deve ser retirado. Visto de trás, os posteriores são paralelos.As coxas, de músculos compactos e duros, são prolongadas pelas pernas musculosas, com jarretes sólidos, nervosos e secos, com metatarso alongado e ligeiramente curvado para a frente. 




A causa, implantada no alto, é mantida no prolongamento da linha do dorso. Na última terça parte, admite-se uma leve curvatura. O Teckel de Pelo Curto apresenta pelagem de pelo curto, duro, brilhante e liso, com uma capa interna apertada e dura. Quando a roupagem é de uma só cor, ela é vermelha, amarelo-avermelhada ou amarela, por vezes com uma nota preta. Se ela for bicolor, é preto profundo ou marrom com marcas fogo de tom marrom-ferrugem ou amarelo acima dos olhos, nas laterais do focinho, no lábio inferior, no interior das orelhas, no torso (peito), na parte inferior dos membros e embaixo da cauda. Quando ele é arlequim - multicolorida (tigrado, salpicado)-, o fundo é sempre formado pelas cor das manchas irregulares, cinza ou bege. O Teckel de Pelo Duro tem sobre todo o corpo pelo de cobertura entremeado de subpelagem, que é perfeita e regularmente assentada, dura e eriçada ("fio de arame"). Ele tem uma barbicha nítida no focinho, sobrancelhas espessas, pelos quase lisos nas orelhas e cauda bem cheia, feita de pelos bastante assentados. A maioria das pelagens é cor de javali, que vai do tom mais claro até o mais escuro da gama, e ainda cor de folhas mortas; mas também ocorrem as mesmas cores presentes no Teckel de Pelo Curto. O Teckel de Pelo Longo possui pelagem de pelo duplo. O pelo é liso, brilhante e bem assentado sobre o corpo. Embaixo do pescoço e na parte interna do corpo é mais longo. 


Forma franjas e um verdadeiro penacho na cauda. A roupagem é de uma só cor, bicolor ou arlequim, nos mesmos tons que o Teckel de Pelo Curto.



VISITE O NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
www.fb.com/clubeteckel
Dachshund and Teckel Guide Brasil

Agradecemos aos visitantes de nossos BLOG´s e da página no Facebook
Visite e envie também a sua foto:
www.fb.com/clubeteckel



















































2 comentários:

  1. Eu adoraria ter uma cachorrinha fêmea Teckel com pelagem Arlequim ou não.

    ResponderExcluir
  2. Ganhei uma cachorrinha há cinco anos, pelas características parece ser uma teckel pelo longo.

    ResponderExcluir